Por que é grande a incidência de câncer?

07/11/2021

       Uma das razões pode ser o fato de a Indústria da carne tentar encobrir a cor esverdeada que esta adquire alguns dias depois de o animal ter sido abatido adicionando nitritos, nitratos de sódio e potássio e outros preservativos.
     Estas substância dão à carne uma aparência avermelhada mas, recentemente, muitas foram consideradas cancerígenas.
     O Dr. William Lijinsky, um pesquisador de câncer no Laboratório Nacional de Oak Ridge em Tennessee disse, “Eu não dou, nem a meu gato, alimento carregado de nitrato”.
     Cientistas ingleses e americanos, em estudos feitos, encontraram diferenças significativas entre as bactérias intestinais dos comedores de carne e as dos vegetarianos. As bactérias nos intestinos dos comedores de carne reagem, com os sucos digestivos, de forma a produzir substâncias químicas que são consideradas como causadoras de câncer. Isto pode explicar a razão por que o câncer do intestino é prevalecente em áreas onde é grande o consumo de carne como na América do Norte e Europa Ocidental, enquanto que é extremamente raro em países vegetarianos como a Índia. Nos Estados Unidos, por exemplo, o câncer dos intestinos é a segunda forma mais comum de câncer (estando em primeiro lugar o câncer dos pulmões) e o povo da Escócia, que come 20% a mais de carne do que o inglês, tem uma das mais altas taxas de incidência de câncer dos intestinos.

     Animais doentes
     Um outro perigo ao qual os comedores de carne serão expostos, é a presença de infecções não detectadas ou até mesmo ignoradas pelos produtores em animais de corte. Frequentemente, se um animal tem câncer ou um tumor em alguma parte do corpo, esta parte é extraída e o resto do corpo é colocado no mercado. Ou pior ainda, os próprios tumores são incorporados à reparação de salsichas e passam a ser chamados de “partes”.
     Em uma região da América, onde a inspeção de animais abatidos é feita rotineiramente, 25.000 cabeças de gado que tinham câncer nos olhos foram vendidas como carne de boi. Os cientistas descobriram, experimentalmente, que se o fígado de um animal doente for usado como alimento de peixe, este adquirirá câncer. Um famoso médico vegetariano, Dr. J. Kellog, fez o seguinte comentário ao se sentar para um jantar vegetariano, “É bom comer um alimento sem se preocupar com qual tenha sido a causa da morte deste alimento”.