01/12/2021
A permacultura oferece as ferramentas para o planejamento, a implantação e a manutenção de ecossistemas cultivados no campo e nas cidades, de modo a que eles tenham a diversidade, a estabilidade e a resistência dos ecossistemas naturais. Alimento saudável, habitação e energia devem ser providos de forma sustentável para criar culturas permanentes.
Primeiro será preciso assumir a ética do cuidado com a natureza para garantir a manutenção e a multiplicação dos sistemas vivos. Depois o cuidado com as pessoas para a promoção da autoconfiança e da responsabilidade comunitária. E por fim, aprender a governar nossas próprias necessidades, impor limites ao consumo e repartir o excedente para facilitar o acesso de todos aos recursos necessários à sobrevivência, preservando-os para as gerações futuras.
O termo orgânico se refere à maneira como produtores cultivam e processam produtos agrícolas, tais como frutas, verduras, cereais, laticínios, ovos.
As técnicas de produção orgânica são destinadas a incentivar a conservação do solo e da água e reduzir a poluição. Os agricultores que produzem alimentos convencionais utilizam os métodos comuns para fertilizar, controlar pragas ou prevenir doenças.
A agricultura orgânica é um sistema integrado de manejo que promove a manutenção da agrobiodiversidade e dos ciclos biológicos, visando à sustentabilidade social, ambiental e econômica da unidade de produção. O princípio básico desse sistema é a conservação dos recursos naturais, sem o uso de fertilizantes sintéticos de alta solubilidade, agrotóxicos, antibióticos e hormônios.
Ao se implantar um sistema orgânico de produção, devem ser observadas práticas que vão desde o manejo adequado do solo até a integração da produção vegetal, passando pelo manejo correto da biodiversidade e respeito aos ciclos naturais.
A agricultura orgânica é um sistema integrado de manejo que promove a manutenção da agrobiodiversidade e dos ciclos biológicos, visando à sustentabilidade social, ambiental e econômica da unidade de produção. O princípio básico desse sistema é a conservação dos recursos naturais, sem o uso de fertilizantes sintéticos de alta solubilidade, agrotóxicos, antibióticos e hormônios.
Ao se implantar um sistema orgânico de produção, devem ser observadas práticas que vão desde o manejo adequado do solo até a integração da produção vegetal, passando pelo manejo correto da biodiversidade e respeito aos ciclos naturais.
____
Um dos benefícios que seria gerado pela dieta vegetariana generalizada é que daríamos mais valor:
• Agricultores;
• Agricultura orgânica;
• Agricultura biodinâmica de qualidade superior à convencional (exemplo na Índia);
• Permacultura;
• Ao solo e pesquisas ligadas ao solo;
• A ciência que utiliza o clima (ar ou gás) e o solo (matéria-prima, minerais ou substâncias químicas).
Autora: Cláudia Alves - 2010.
____
Qual o setor que mais consome recursos naturais?
Por Cláudia Alves - 17/10/2021
Indústria. É necessária? É desnecessária para sobrevivência do homem, o que é necessário é o equilíbrio ambiental.
Indústria do entretenimento
Filmes, viagens turísticas, hotéis, parques temáticos, festas, arena e ginásio com esportes e shows musicais com plateia, casinos, eventos sociais diversos como carnaval, eventos folclóricos e populares, etc.
A quantidade de filmes produzidos é imensa. Eles gastam muito dinheiro dado pelo governo que devia ser devolvido aos pobres. Gastam com roupas, acessórios, utensílios, cenários, centros urbanos e rurais, carros, máquinas, aviões, geradores elétricos, metais, plásticos, madeiras, pvc, artigos de decoração, construções imobiliárias, muita água encanada e energia elétrica, tudo em vão. Há muito desmatamento também para fazer tais filmes.
Filmes estúpidos sem nenhuma utilidade pública nem para o planeta.
Também tem os produtos inúteis produzidos pela indústria do entretenimento e comprados pelos consumistas.
Sem essa indústria os problemas sociais e ambientais seriam bem menores.
Centros urbanos
Imóveis não precisam de decoração. Qualquer coisa construída na cidade, poste, ponte, praça, imóveis, etc., não precisa gastar dinheiro e recursos naturais para decoração é só construir o básico – assento - pilar – teto.
As pessoas não precisam de vaidades para sobreviver. Os ricos estão usando o dinheiro para destruir a natureza, então não deve haver capitalismo, pois, dessa forma as pessoas que existirem são as que darão valor a natureza e a toda forma de naturalidade.
Outras instituições capitalistas desnecessárias: Órgãos públicos e empresas poluem e consome muitos recursos naturais.
E por fim, outros grandes poluidores e destruidores, os psicopatas, são também uma existência absolutamente desnecessária.
____
• Investir em fontes de energia renováveis e economizar energia.
• Diminuir a contaminação do solo.
• Consumir alimentos orgânicos.
• Não poluir nascentes, rios, lagos;
• Fazer o tratamento de pelo menos 90% do esgoto.
• Utilizar catalisador como pós-tratamento para reduzir a emissão de partículas nocivas dos gases de exaustão como fuligem, Hidrocarboneto e CO2.
• Não vender produtos feitos de madeira de origem ilegal (procure o selo FSC).
• Evitar panfletos, jornais, livros, objetos, paredes, teto, chão e móveis de madeira.
• Diminuir a produção de lixo.
• Reciclar resíduos sólidos. Não jogá-los na água.
• Plantar árvores.
• Aumento populacional limitado, ou seja, gerar prole apenas por motivo vital.
• Devemos já, acabar com essa matança impiedosa dos animais. Agora se fala muito em desenvolvimento sustentável, consumo consciente, meios de se evitar o aquecimento global, etc. Mas esse discurso não terá valor algum se continuarmos matando os nossos animais e financiando a indústria pecuária.
____
Sacolas oxibiodegradáveis
O plástico das sacolas convencionais é um coproduto do petróleo. Se não for utilizado, será queimado nas próprias refinarias. A reciclagem deste material é importante, pois sua vida útil no aterro é de 100, 200 anos. Entre outras características dos plásticos oxibiodegradáveis, eles são recicláveis por todos os métodos, juntamente com plásticos convencionais, antes do início de sua degradação.
O plástico não é apenas fragmentado, mas consumido por microorganismos depois que o aditivo reduz seu peso molecular, e, por conseguinte, é biodegradável como demonstraram os testes pertinentes.
O fato é que, nessa polêmica, os argumentos pelo produto convencional estão vencendo. Em, o governador José Serra vetou o projeto de lei 534/07, que exigia a adoção de sacolas plásticas oxidegradáveis por parte dos estabelecimentos comerciais de São Paulo. Pouco antes, o prefeito da capital, Gilberto Kassab, vetou na íntegra o Projeto de Lei 159/07, de teor semelhante, que havia sido aprovado em 22 de maio pela Câmara Municipal.
Em agosto, o prefeito de Curitiba, Beto Richa, também vetou projeto de lei que obrigava o comércio local a adotar as sacolas oxidegradáveis, que fora aprovado em junho pela Câmara Municipal.
Os projetos foram vetados sobretudo por questões políticas, em detrimento das de ordem técnica. A lei deveria ser mais ampla, no sentido de se poder adotar o pano, o papel, o problema é que ficou muito exclusivista.
Mas se os poderes públicos estão relutantes, o mesmo não se pode dizer da iniciativa privada que, mesmo sem a obrigação imposta por leis, vem adotando a tecnologia. Multinacionais como Walmart, o grupo Sonae, a Pizza Hut e a rede Jumbo, do Chile, são apenas algumas delas, numa tendência que se mostra crescente.
(Site não encontrado)
____
Governo é autoridade antiecológica que:
Por Cláudia Alves - 27/04/2022
a) Tem pessoas que usam muita madeira. Alguns países é padrão usar muita madeira como nos EUA. Usam madeira em: porta, portal, rodapé, parede, teto, telhado, janela, móveis, objetos, desnecessariamente. Governo estimula a produção de produtos de madeira ao invés de coibir.
b) Governo joga lixo e petróleo nos mares e rios. Os bichos morrem intoxicados, estrangulados por veneno, plástico, fios, etc. Governo gasta dinheiro com besteiras e maldades ao invés de gastar dinheiro para dar um destino adequado ao lixo.
c) Governo não abriga animais abandonados.
d) Governo autoriza maltratar e matar animais não humano.
e) Governo bloqueia conteúdo sustentável.
f) Quem apoia governo é psicopata. A maioria das pessoas é psicopata.
g) Entre outros.